MULHERES DE DEUS

25/10/2012 11:35

Lc. 10:38-42

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. Jo. 4:25, 26, 28, 29, 39.

 

"A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?

E muitos dos Samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito".

A Bíblia está repleta de histórias de mulheres que dignificaram a Igreja de Deus, ao povo do SENHOR.

  • Mulheres que fizeram a diferença, que honraram a Deus.
  • Mulheres que vestiram a camisa da fé.
  • Mulheres ousadas na palavra.
  • Mulheres corajosas.
  • Mulheres sábias, inteligentes.
  • Mulheres pregadoras.
  • Mulheres evangelistas.
  • Mulheres conselheiras.
  • Mulheres de oração.

Muitas dessas mulheres tiveram o privilégio de está com Cristo bem de perto. Tiveram a oportunidade de ver o seu rosto e sentir sua mão, de ouvir sua voz...Mulheres privilegiadas.

Na verdade as mulheres tiveram um papel muito importante no início da igreja, elas estavam lá:

  • Quando Jesus pregava
  • Quando Jesus escolheu os APÓSTOLOS ( e não pediram uma vaga de apostola).Mulheres humildes.
  • Quando Jesus foi preso.
  • Quando foi crucificado.
  • Elas estavam em todas as ocasiões.
  • Foram as primeiras a saberem da RESSURREIÇÃO de Cristo. Foram as primeiras a falarem com Ele ressuscitado.
  • Foram elas quem primeiro anunciaram a ressurreição.
  • Estavam presentes quando o Espírito Santo desceu sobre a igreja em Jerusalém, Foram cheios do Espírito Santo naquele dia.

Os textos que trazemos nesta noite falam sobre 3 mulheres:

 Maria, Marta e a...  Quem sabe o nome dela??? A Samaritana??? bem não importa, algumas das mulheres que estiveram com Jesus, ficaram, pelo menos o seu nome, no anonimato. A lição para nós é: NOSSO NOME NEM SEMPRE APARECERÁ, MAS PRECISAMOS ESTÁ COM JESUS. FAZER A DIFERÊNÇA SERMOS INFLUENTES NESTA SOCIEDADE IMUNDA E CORRUPTA.

O que podemos aprender da historia destas... 3 IRMÃS??? (Eis um bom tema: as 3 irmãs)

 Vamos lá:

Marta:

Que fez para comentarmos??? 

1. CONVIDOU JESUS PARA SUA CASA!  (Muito importante sua atitude) – Comentar.

2. NÃO DEU À JESUS A DEVIDA ATENÇÃO (Muito feio a sua atitude) – Comentar.

         .Ela deixou Jesus na Sala e foi para a cozinha, Cuidava de outras coisas enquanto Jesus ficava sem a sua companhia. Ela não foi... EDUCADA. (Você faria a mesma coisa???).

         Bem, Marta convidou Jesus para ir a sua Casa – Hoje Jesus convida para estarmos na sua casa (igreja). Como temos nos comportado na casa de Jesus?

         MARTA DEU EXEMPLO QUANDO CONVIDOU JESUS P/ SUA CASA, DEU A MARIA A OPORTUNIDADE DE FICAR PERTINHO DE JESUS.

 Maria:

Que fez para comentarmos???

1. Quando tomou conhecimento da presença de Jesus, não o largou mais.

 a) Ficou assentada a seus pés

 b) Escutava os ensinamentos de Jesus.

  1. Deu atenção a Jesus.
  1. Foi defendida por Jesus. Quando tentaram tira-la de perto dele.

    “Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. Jesus.

 Estas duas irmãs tinham a amizade de Jesus, que era seu constante hospede.

E A IRMÃ SAMARITANA?

Seu nome como já falamos NINGUÉM sabe, mas o mundo inteiro (permitam-me a intensidade) já ouviu a sua história.

Observem:

1. Ela já sabia sobre o Messias (Jo. 4)

25. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem;

         2. Ela já estava informada sobre a mensagem do messias:

         26. Quando ele vier, nos anunciará tudo.

  1. Ela não teve dificuldades de reconhecer a Jesus, como messias:

28. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

         4. Ela imediatamente saiu para testemunhar de Jesus, o messias.

29. Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?

         5. Ela ajudou na conversão dos seus patrícios: Foi evangelista.

39. E muitos dos Samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.

         E SEU NOME ???

         NÃO PRECISA SABER, SUA HISTORIA DIZ TUDO QUE PRECISAMOS SABER.

Amadas irmãs estas três irmãs realmente colocaram a família de Deus (igreja) nas maiores alturas, ela são exemplo para nós devemos aprender com cada ma delas devemos saber que a nossa historia também está sendo registrada no livro de Deus. Que um dia também saberemos o quanto nossas atitudes ajudaram ou não a fazer o reino de Deus grande. Não esqueçam as palavras do Apostolo Paulo: SOMOS COOPERADORES DE DEUS (1ºCo. 3:9) e...QUEM SEMEIA EM ABUNDÂNCIA, EM ABUNDÂNCIA TAMBÉM CEIFARÁ.(2ºCo. 9:6).

Termino dizendo: SEJAM UMA BENÇÃO PARA DEUS E PARA SUAS IGREJAS. Amém.