PASCOA OU CEIA DO SENHOR

08/04/2012 14:59

 – QUAL A IGREJA DEVE CELEBRAR?

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Jo.1:29

Introdução:

Estamos vivendo a chamada “Semana Santa” onde milhares de  pessoas lembram a semana que culmina com a morte de Jesus. De acordo com a tradição Católica ela começa exatamente no domingo “de ramos”, dia da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Naquele dia, Jesus é recebido como Rei, mas logo iria ser condenado à morte!

De fato, Jesus é aclamado com gritos de: HOZANA, BENDITO É O QUE VEM EM NOME DO SENHOR. (Mt.21:9) Porém, posteriormente a multidão está reunida novamente, mas agora para gritar: CRUCIFICAI-O, CRUCIFICAI-O! (Mc.15:14). Durante a “Semana Santa” são comuns, as  procissões Católicas, inclusive a “do Senhor Morto”.  A Páscoa Cristã, segundo os Católicos Romanos celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.

Diante dessa realidade, perguntamos: Qual a posição dos Evangélicos em relação a Festa da Páscoa? Todos concordam em celebrá-la? Quais os elementos da celebração da Páscoa? O que diz a bíblia sobre esse assunto? Devemos celebrar a Páscoa ou Celebrar a Ceia do Senhor?

            Os judeus celebram muitas festas:

  • Rosh Hashanah — O Ano Novo Judaico: O festival é caracterizado pela mitzvah (mandamento) especial de tocar o shofar.
  • Yom Kippur (Dia do Perdão). é considerado pelos Judeus como o mais santo e solene dia do ano. Nele, é dado especial ênfase ao perdão e à reconciliação. Comer, beber, tomar banho, untar-se com óleo, e relações íntimas são proibidas.
  • A Festa dos Tabernáculos. É um dos três festivais de peregrinação mencionados na Bíblia. A palavra sucot é o plural da palavra hebraica sucá, que significa cabana. Os Judeus são ordenados a residir em cabanas durante o período da festa.
  • Chanucá:  marca a derrota das forças do Império Seleucida que tentaram evitar que o Povo de Israel praticasse o Judaísmo.
  • Purim: Comemora os eventos descritos no Livro de Ester. Em Purim é tradição usar disfarces e máscaras e distribuir  presentes de comida e bebida.
  • Pessach (Pascoa): Comemora a libertação dos escravos Israelitas do Egito. Nenhum alimento fermentado é comido durante a semana de Pessach, em comemoração do facto de os Judeus terem saído tão apressadamente do Egipto, que o seu pão não teve tempo suficiente para levedar.

A PASCOA TRADICIONAL.

Na sociedade hodierna vemos uma mistura de religiosidade e comercio na celebração da Pascoa. A sociedade associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.

Diante dessas considerações precisamos considerar o seguinte:

 

DEVEM OS CRISTÃO CELEBRAR AS FESTAS JUDÁICAS?

Temos acompanhado muitos debates sobre Cristianismo e Judaísmo. Sobre a Judaização da Igreja etc.

Perguntas do tipo: Devem os Cristãos usar o kipá (Solideu)? Tocar o Shofar? Guardar o Sábado? Usar a estrela de David? Carregar o candelabro? Etc. E quanto as festas judáicas, devemos celebrá-las em nossas igrejas?

  • Os Cristãos não estão obrigados aos rituais religiosos dos judeus. Não precisam portanto, para que sejam considerados verdadeiros cristãos, praticar a cultura religiosa dos judeus.
  1. -  A PASCOA É UMA FESTA JUDÁICA.

            Como podemos ler em Êxodo 12:1-8, a páscoa é uma festa Judaica. Também conhecida como FESTA DOS PÃES ASMOS (Ex. 12:1-28; 23:15; Dt. 16:6). Foi instituída por Deus e comemorava a libertação dos judeus do Egito. (Ex. 12:1, 14, 42:15; Dt. 16: 1,3). A Páscoa realizada no Egito está relacionada à décima praga; a morte dos primogênitos dos egípcios e de seus animais  

  • Os elementos da páscoa judaica:

1 - O Cordeiro: O sangue aspergido mostrava a proteção de Deus ao seu povo. (Ex.12:5) Apontava para o Cristo que viria e com seu sangue pagaria o preço por nossos pecados.(Jo.1:29; 1ªJo.1:7)

2 – Ervas Amargas: Lembravam as amarguras da escravidão no Egito  (Ex.12:8) (Nm. 9.11).

3 – Pães sem fermento(Ázimos):  Representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito. (Ex 12.15).

  • Como Devia ser celebrada: (Ex.12)

11  Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

12  E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

13  E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

14  E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

15  Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

       2. A ÚLTIMA PASCOA DE JESUS. (Lc.22)

13  E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.

14  E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.

15  E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

16  Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

17  E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;

18  Porque vos digo que não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

  • A PASCOA HOJE

Os judeus mantiveram o sacrifício dos cordeiros enquanto o Templo de Jerusalém existia (Dt 16.1-6). Quando o templo foi destruído pelos romanos, em 70 d.C, o sistema de Sacrifícios terminou e foi substituído pelas orações, que também aconteciam durante a existência do Templo.

Os samaritanos continuam a oferecer todos os anos os sacrifícios pascais no monte Gerizim, de acordo com a lei judaica.

  • OS SIMBOLOS DA PASCOA TRADICIONAL

 

Para entendermos o significado da Páscoa atual, devemos voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, “homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres”.

Observe como os elementos que deram origem a pascoa são completamente esquecidos nos dias de hoje. Não deixemos de considerar o simbolo que cada um trazia.

        3.  A PRIMEIRA CEIA DA IGREJA

19  E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

20  Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

  • No Novo Testamento (Dispensação da Graça), Jesus é o próprio Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

Conclusão:

  • A "Páscoa" dos cristãos chama-se agora Ceia do Senhor, que se constitui em comer pão - símbolo do corpo de Cristo - e beber suco da videira - símbolo do Seu sangue. (1ºCo. 11.23-26.
  • Cristo é o Mediador de um melhor Concerto, diz-nos Hebreus 8.6. É Mediador de um Novo Testamento (Nova Aliança) (9.15). Tira o primeiro (concerto/testamento) para estabelecer o segundo (10.9).
  • Jesus celebrou a páscoa pela última vez e instituiu, em seu lugar, a Ceia Memorial. Aquela última páscoa, ficou encerrada a antiga aliança relembrada e legalmente instituída no Sinai (Luc. 22:14-18). Logo em seguida, a Ceia é instituída, é a Nova Aliança no Seu Sangue (Luc. 22:19, 20).
  • A Ceia do Senhor, portanto, é para ser comemorada até que Cristo volte e não a páscoa, cujo término foi ratificado com a morte de Cristo no Calvário como lemos em 1 Coríntios 5:7 "Cristo nossa Páscoa foi sacrificado por nós".

Deus nos abençoe!

 

Pr.Davi Ribeiro da Silva, Th.B, mpr.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!